14 setembro 2014

Dando um tempo para o verso com um dedo de prosa



A brutal necessidade em colocar-se em um clube, um partido ou mesmo em uma ideologia que permeia a média dos discursos dos brasileiros na rede mundial é enfastiante.
Incapazes de elaborar uma argumentação ponderada os indivíduos acabam repetindo trechos curtos como palavras de ordem ou compartilhando textos de conteúdo questionável sem fazer qualquer ressalva.

Como consequência, vemos uma pseudo polarização entre "vanguarda" e "conservadores", esquerda e direita. Uma torpe falsificação do embate real que ocorre no mundo offline.

Preocupa-me profundamente a reprodução profícua de material escrito com conteúdo preconceituoso. Preocupa-me ainda mais a baixa qualidade das discussões contrárias que, pecando em conteúdo, acabam por fortalecer essas sandices que encontramos.

Ao analisarmos os fatos temos que ter em mente que nem todo religioso é o Malafaia, que um artigo sobre o Lobão não o resume, que ser Ateu não tem nada a ver com não ser babaca mas, acima de tudo, temos que nos focar nos fatos e no que efetivamente foi dito.

Haja vista que hoje podemos, muito mais facilmente do que antes, distribuir notícias, denúncias e pontos de vista, é mister que trabalhemos para apurar nosso senso crítico para não sermos manipulados ou distraídos pelos oportunistas treinados na escola da falácia e da bravata.

É isso. Cuidado com esse oba oba, sejam responsáveis com suas opiniões pois elas podem ser individuais e não necessariamente dogmáticas. Digo não ao patrulhamento ideológico e acredito na discussão saudável que costumamos chamar de diálogo.


Um comentário:

  1. opa! segunda tentativa, a 1 travou meu cel. Na real, pouco entendi a questão, mas... Sou desses: política é guerra, ñ aceita amadores. Mesmo afastado dos núcleos de minha preferência, só reconheço quem se organiza, sejam reformistas, ou lutadores pela base.Como nossa história ñ possui lastro de esquerda (sempre esmagados pelo terror de Estado) cada eleição vemos a contabilidade como opção: quantos políticos "nossos" teremos força pra emplacar? Eu particularmente cansei, atuo como vc vê: pela base, bem de leve, macunaima e vamos tecendo alianças, fazendo rua, coisa e tal. mas SIM, o esquema das urnas a esquerda é disputar voto a voto, é de VANGUARDA sim, ou seja: são mentes de referência, em oposição aos conservadores, do PMDB e seus aliados. Quem possui isso claro na cabeça, faz patrulha ideológica nó FB, além de tentar emplacar alguns poucos nomes. O caso da "patrulha" é complicado, pq é fácil meter pés pelas mãos, machucar amigos e desconhecidos. e tb nessa conta entram militantes de pouco estudo, fetichistas da revolução etc etc. Olhando o mar de candidatos, pra mim, o difícil é encontrar um perfil capaz de AUTONOMIA de pensamento, se vemos o "voto manada" tão tradicional no PT/PCdoB/PCB como tb ocorre na bancada evangélica. Pra mim é este o problema, enfadonho, berço do milicianismo q assaltou a micro política, e nó fim: retira-nós a crença na democracia. Voto nulo, para que se torne expressão de clara indignação contra a brutal verticalidade do sistema eleitoral. Não é possível viver com pequenos professores e funcionários de segunda linha sendo perseguidos por motivos futeis, isso precisa estancar. daí voltar a carga, voltar as opções possíveis nas urnas - num futuro. xandu

    ResponderExcluir

Brazil home delivery apocalipse

Disco do Calipso bombando na banca pirata Playboy virou escolha do proleta E o picareta promovido a novo profeta Caiu na rede o selfie do se...